“instrução, ensino”) é uma obra que reúne, principalmente, das conversas rabínicas sobre isso leis judaicas, tradições, costumes, contos e ditos, parábolas, histórias e lendas. É um imenso código civil e religioso, montado nos séculos III-V por eruditos hebreus pela Babilônia e Eretz Israel. Talmud da Babilônia (Talmud Babli), que foi redigido pela Babilônia, na Mesopotâmia. Ambas as versões foram criadas no decorrer de diversos séculos por gerações de estudiosos provenientes de várias academias rabínicas determinadas desde a Antiguidade.
Para o judaísmo são importantes tanto a tradição oral e a tradição escrita. Famosos como a Lei Escrita, a Torá e o Talmud, têm a tua origem última em tradições orais. Tendo sido construídos, elaborados e escritos, compõem a tradição escrita do judaísmo, apesar de que inúmeros conceitos expressos no Talmud de um jeito evidente provêm de hagadot e midrashim, quer dizer, relatos e enredos próprias da tradição oral judaica.
- 36 comentários para “Quanto cobrar por uma Maquiagem Profissional?”
- Três – Riza seus cílios pra que não arranhões contra os vidros
- Cuidado contigo abusar do corretivo, evita o efeito esquiador
- Folhas de rúcula, tomate seco e lascas de parmesão
- clique neste local pra abrir a ferramenta
O Talmud estende, discute, questiona, explica e acrescenta o antigo testamento, contudo não pode, por descrição, em ocorrência alguma, a cota mais sério ou essência da mesma, a Torá. O Talmud está dividido em duas partes, a Mishná e a Guemará.
A Mishná, por tua vez, é montada por 6 ordens (sedarim) cada uma destas ordens é a tua vez, montada por em torno de tratados rabínicas chamados (masejtot). Zeraim. Sementes; é tudo o que está relativo com a agricultura, dízimos, bênçãos e doações em Israel e fora. Festividade; referente com as festividades judaicas.
Mulheres; é o relativo com a existência conjugal e divórcio. Danos; é tudo o que está referente com a lei, em tal grau civil como criminal. Santidades; é o referente com os cultos do Templo de Jerusalém. Pureza; é o relativo com a pureza ritual. Existem duas versões do Talmude de Jerusalém e no da Babilônia.
O sistema de redação do Talmud quota de uma série de leis baseadas pela tradição oral Da Torá, que foi redigida em um livro chamado Mishná, a cujos autores são famosos como “Tanaim”. Esta é idêntica em tão alto grau no Talmud de Jerusalém, como no Talmud da Babilônia.
A Guemará são as discussões de sábios conhecidos como Korbanot” que explicam a Mishná, e tuas explicações foram escritas em aramaico. Estas explicações é a diferença entre o Talmude de Jerusalém e no da Babilônia, entretanto os 2 chegam à mesma conclusão: só que por caminhos diferentes.
Talmud da Babilônia, edição de Solomon ben Samson, França, 1342. Beth Hatefutsoth, Tel Aviv. Primeira página do “Tratado Berajot”, o primeiro que se localiza no Talmude. Note-se que o texto original figura no centro da página, no tempo em que que as notas e interpretações subseqüentes são organizadas em torno do mesmo.